segunda-feira, 19 de julho de 2010

Dia Mundial do Rock

Pois é, ontem aqui em Joinville nós comemoramos o dia mundial do rock, algo importante para nós que curtimos esse rico estilo de música e de vida, é eu digo de vida pois a música que ouvimos, querendo ou não influência nosso estilo de vida.
O Dia mundial do Rock, para quem não sabe é comemorado no dia 13 de julho, data escolhida pois nesse dia em 1985, Bob Geodolf organizou o Live Aid um evento de Rock realizado ao mesmo tempo em Londres, na Inglaterra e na Filadélfia, USA, o objetivo principal desse evento era o fim da fome na Etiopia, muitas bandas participaram do evento que foi divilgado pela BBC para diversos países, abrindo assim os olhos do mundo para a miséria no continente africano. Em 2005, Bob Geodolf decidiu repetir o evento para pressionar os líderes do G8 a perdoarem a dívida externa dos países mais pobre e nomeou nesse ano Live 8, que foi realizado em mais países e com estruturas maiores também, a partir daí o dia 13 de Julho passou a ser comemorado como dia mundial do Rock. (fonte de informação: Wikipédia, para variar).
Isso tudo me faz pensar, puxa vida, o rock realmente fez algo de bom para o mundo e algo grande, que outros eventos com outros estilos foram realizados com tamanha magnitude? E aliás que outro estilo tem um dia mundial? Se alguém estiver lendo e souber a resposta por favor poste um comentário, não gostaria de permanecer na ignorancia. E então começo a refletir novamente e penso em todos aqueles comentários de que o rock não presta e que é coisa do diabo, que muitas pessoas já estão acostumadas a soltar quando ouvem falar de rock, primeiro, não vou dizer que não existem letras que não são lá muito boas, mas todo estilo de música tem uma ou outra que não é lá muito boa, e não venha me dizer que seu estilo não tem a não ser que você curta gospel, que por sinal é muito voltado para o rock, e segundo como algo que é do diabo poderia ajudar o mundo de tal maneira que o rock fez nesses eventos e continua fazendo por aí, , quanto a isso acho que já expressei o que queria expressar.
Agora, tem outra coisa que me faz refletir, acaba gerando uma crítica a nós rockeiros, muitos de nós vivem dizendo "o Rock não deve morrer", "o Brasil e foda porque o pessoal não curti rock"ou
"minha cidade não dá valor ao rock", mas e nós, estamos dando o devido valor ao amado rock? Por que pergunto isso? Porque eu vejo que as pessoas hoje em dia não estão dando valor as bandas novas de rock, pelo menos é assim com grande parte da população de rockeiros daqui de Joinville, as pessoas querem ouvir cover's de bandas clássicas e famosas e quando a banda que está alí tocando decide mandar uma música própria ou até mesmo uma versão de uma outra música o pessoal já fica indignado, eu não vejo nada de mais em fazer versões de músicas já "clássicas" se for para manter a identidade da banda, claro desde que não exagere e tire a identidade da música, mas se posso fazer um convite, quero convidar o pessoal que ainda não dá valor a essas bandas novas a que aprenda a fazer isso, por favor não confundam bandas novas com Restart, Cine ou qualquer outra merda de criança que comeu o tubo da canetinha e passou a cagar colorido, digo bandas que fazem o rock que sempre conhecemos.
Viva o Rock!!!

Um comentário:

  1. Legal, Maikon! Lembrou-me muito nossa conversa um dia desses no Habba's.
    Escreveu muito bem! Mesmo eu, como iniciante no rock, concordo com o texto. E no evento já notamos mais gente abrindo espaço às composições das bandas regionais.

    Gostei muito do blog, já estou seguido.
    Só a fonte que é um tanto cansativa para textos longos e virtuais.

    Abraços!
    Ana

    ResponderExcluir