sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Vida na China

     Olá! Depois de mais de um ano "out", volto aqui e pra falar um pouco mais sobre a minha vida. Sim, eu estou na china, se alguns ainda tem duvidas, muitas pessoas me perguntam, enviam ou enviaram mensagens perguntando, "como estão as coisas por aí?" ou coisas parecidas, muitas vezes eu não posso responder a todos as vezes acontece alguma coisa que não sei se já aconteceu com vocês, você lê um recado, pensa na resposta e pensa que respondeu, mas no fim a mensagem não foi respondida. Aqui então vou aproveitar para contar um pouco e compartilhar essa experiência incrível que é viver em outro país, ainda mais em um país de cultura tão diferente da nossa, realmente diferente.
    
     Então você pode estar pensando, "me disseram que na china não pode usar facebook, youtube, blog, mas não deve ser verdade então", não sei se eu deveria dizer isso, mas sim, é verdade, blogspot, facebook, youtube e alguns outros sites são bloqueados aqui, mas... para tudo se tem um jeito, menos para a morte.

     Puxa, essa semana vai fazer também um ano que estou aqui, e posso ter certeza muita coisa mudou em mim, cresci, e não foi só na barriga, claro que com a idade que tenho mesmo estando no Brasil eu teria mudado muito, mas o que eu quero dizer não pode ser dito, pelo menos eu complicado como sou não posso dizer.

    Antes de vir para a china eu pensei comigo mesmo, "caramba! Eu devo estar louco indo para lá! Sei que tudo é tão diferente mas mesmo assim quero ir, eu sei que vou ter que viver como uma criança, vou ter que aprender a falar de novo, aprender a escrever, e até a comer, pelo menos o banheiro deve ser o mesmo para usar." Pois é, foi quase assim. Se eu falo sobre o que eu aprendi e ainda aprendo aqui na china, sobre o crescimento da minha "criança chinesa interior", não posso deixar de falar da mãe dessa criança interior, que é minha namorada, como os amigos sabem, motivo pelo qual eu vim para a China. Eu sei, namorada não deveria fazer papel de mãe, mas quando você não fala, não entende e não conhece nada do lugar onde vocês esta, você precisa de alguém para lhe guiar, se não você pode ser uma daquelas pessoas que chega na casa de um novo amigo e coloca os pés no sofá. Meu guia aqui, foi, é espero continuar sendo minha namorada, o nome dela, para quem conseguir lembrar, Ye Xiao Ping.

    Quanto ao meu pensamento de antes de vir a China, eu não estava tão errado, as coisas passam mais rápidas quando você é uma criança de 20 anos, ainda estou aprendendo a falar, ler e escrever, o que é realmente difícil, consigo entender muito do que eles falam e falar um pouco também, aprendi a usar os palitos no dia em que cheguei aqui, e em um mês já usava-los bem o suficiente, hoje não tenho nenhum problema, bom, quase nenhum problema, afinal ainda tem coisas que querem escorregar sempre que você tenta pegar e mesmo alguns chineses teriam problemas, como com garfo e faca, você nem sempre consegue espetar tudo com facilidade,e falando de garfo e faca, muita gente pensa em como eh difícil usar os palitos para comer, que os chineses devem ter muito "kung-fu" para comer desse jeito, mas nunca tentam pensar na dificuldade que eles tem para usar o garfo e a faca, isso é um mistério para a maioria deles e eles realmente tem problemas ao usar esses instrumentos, o grau de dificuldade para eles é o mesmo que nós temos para nos acostumar a comer como eles. Quanto a comida, tem muito o que falar, mas o principal é que eles usam muito óleo, quando eu disse a uma professora que nós comemos verduras frescas ela teve uma expressão de surpresa e disse "Como assim?! Vocês não cozinham o alface?!" Foram alguns minutos para explicar a ela como fazemos.

     Agora tem o que eu pensava que não era importante, mas foi o meu erro naquele pensamento, isso mesmo, banheiro, aqui na maioria dos banheiros, públicos e mesmo alguns privados, eu digo privado como o das casas, não têm assento, precisa fazer de cócoras mesmo, é simplesmente uma latrina, que em alguns lugares pode ser limpo, outros... melhor nem comentar. Afinal, horas após experimentar uma cozinha totalmente diferente, qual seu estômago não está acostumado, e não ter nenhum assento sanitário no quilometro circunferente, você aprende "na marra" como usar esta outra opção, e falo por experiência própria, por mais inadequado que possa parecer.

     Por hoje acho que é isso que posso falar, não quero passar uma má imagem da China, nem uma imagem maravilhosa, eu posso lhe dar uma ideia de como é, mas para saber de verdade, você precisa ver com os próprios olhos, também quero deixar um pouco de curiosidade, podem deixar seus comentários, perguntem e assim que eu puder vou escrever mais sobre aqueles temas que você coloca aqui e que eu sei responder, espero colocar alguma coisa aqui pelo menos uma vez por semana, podem perguntar aqui, e peço que façam, por favor, ficarei feliz em responder. Até a próxima. Abraços aos pais, irmãos, toda a família, amigos, leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário