sexta-feira, 14 de setembro de 2012

China x Japão

  Olá a todos novamente, meus planos para essa semana era escrever um pouco mais sobre minhas experiências no último ano aqui na china, mas os acontecimentos dessa semana e uma potagem do facebook me fizeram mudar de ideia.
   Como muitos devem saber, China e Japão estão não estão na melhor época de seus relacionamentos, devido a disputa das Ilhas Diaoyu (na China) ou Senkaku (no Japão). Isso tudo gera uma tensão muito forte por aqui, talvez no Japão também, mas isso não sei como dizer, pois não estou no Japão.
   Estes problemas entre Japão e China não são de hoje, muito tempo atras já houve guerras que deixaram cicatrizes. O que acontece hoje é que depois de alguns protestos de alguns chineses ativistas dizendo que as Ilhas são da China outros Japoneses foram dizer para não se meter nas ilhas que eram do Japão, que acabou por nacionalizar o controle dessas ilhas, o governo da China porém afirma que não vão sentar e ver parte de seu território ser "violado" ou alguma coisa assim, nesta semana houveram até ameaças, ou boatos de uma possível guerra, que para a falar a verdade pode como não pode acontecer, pois é difícil de pensar que em pleno século XXI, com todos os nossos meios de comunicação, países que se declaram tão boas pátrias, não consigam resolver isso de alguma forma diplomática, sendo que guerras tem como um dos motivos uma má comunicação e desentendimentos, outra razão é que Japão com uma economia alta e China em grande desenvolvimento sabem que teriam muito a perder em uma possível guerra, esse é um resumo, um pouco pobre eu acho, da situação política nesse lado do mundo, não posso dizer muito por que não conheço muito.
    Agora existe uma coisa da qual eu posso falar, é como os chineses reagem a tudo isso, a maioria dos chineses são pessoas extremamente, as vezes até fanaticamente patriotas, por que é assim que eles são educados, e muitos ainda odeiam japoneses por causa das guerras sino-japonesas de 1894-1895 e 1937-1945, claro que o sentimento em muitos casos o sentimento é recíproco, e com essa situação o "sangue subiu pra cabeça", chineses rejeitam hoje qualquer coisa com relação japão, produtos, palavras e pessoas, protestos acontecem em que as pessoas na China afirmam que as ilhas pertencem a seu país, amanha mesmo, 16 de setembro, estudantes universitários farão um desses protestos aqui em Changsha e nossos professores fizeram questão de avisar a nós estrangeiros e terem certeza de que entendemos a parte de "Vocês não devem participar".
    Estou com medo? Não, para dizer a verdade, nem um pouco de medo, o sentimento é quase como uma tristeza misturada com um "quê?" Num país com tantos problemas e com tantas coisas pela qual protestar, as pessoas protestam pela posse de ilhas inabitadas e até um tanto inóspitas, hoje quando perguntei a um chinês, ao qual ensino português, o que ele ganhava ou perdia com as ilhas sendo da China ou do Japão ele disse "nada mas..." não teve uma boa continuação, há quem diga que se China dá essas terras para o Japão outros países também vão querer um pedaço dela. Tudo bem as ilhas têm certo valor econômico, mas isso são coisas que pelo menos na minha opinião o governo deveria cuidar, mas está influenciando muito na vida das pessoas.
    Tenho uma amiga Japonesa que está vivendo em Chongqing, onde eu estava estudando no último ano, ela perdeu emprego, pois um negócio que o chinês patrão dela tinha com japoneses falhou, e agora os professores pediram para ela cuidar, não sair na rua sozinha, falar japonês ou passar a noite fora. O fato é que Chongqing durante as guerras foi um ponto de grande ataque japonês, mesmo a 500 metros da faculdade onde eu estava existe um monumento as pessoas mortas na segunda guerra sino-japonesa, ou seja as pessoas lá devem estar um pouco mais agitadas.
    Escrever tudo que se passa por aqui levaria muito tempo e muitas mais palavras, mas espero que a situação não demore muito a passar, para que eu possa aproveitar mais o tempo aqui sem ter que discutir sobre política com chineses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário